INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Conceição: Embrapa capacita Técnicos da Emater


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizou uma série de capacitações com os Técnicos da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural nos quinze municípios integrantes do escritório regional localizado no município de Conceição do Araguaia.

Entre os temas abordados durante o encontro está o Manejo de Pastagens, a Integração entre a Lavoura/Pecuária/Floresta e o Sistema de Plantio direto. Aproximadamente quinze técnicos extensionistas principalmente dos municípios que fazem parte do Arco Verde (Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu, Cumaru do Norte e Santana do Araguaia) participaram do evento que durou cerca de uma semana.

Teoria e princípios sobre o plantio direto, plantio direto com tração animal, tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, manejo de água pluvial, matéria orgânica, biologia do solo, uso correto e seguro de agrotóxicos, rotação de culturas e coberturas vegetal, fertilidade do solo e nutrição de plantas, manejo e dessecação de plantas daninhas, alelopatia e fitotoxinas, pecuária leiteira na Amazônia, foram alguns dos assuntos abordados durante o evento.

Os instrutores Luís Wagner Rodrigues Alves, Márcia Mascarenhas Grise, Roni de Azevedo, Paulo Campos Christo Fernandes transferiram tecnologias e informações de modelos sustentáveis de produção aos Técnicos e Multiplicadores da Emater que atuam nos municípios envolvidos na Operação “Arco Verde” no estado do Pará. (Viviane Fialho)