INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Governador Jatene recebe bispo de Conceição do Araguaia


A Diecese da Santíssima Conceição do Araguaia, no Sul do Pará, está comemorando 100 anos de existência. Para marcar a data festiva, o bispo Dom Dominique You chamou um seminário de formação de três dias, que vai acontecer entre 1º e 2 de julho. "A ideia é debater a formação da identidade da região e a relação entre a igreja e a sociedade", explicou o bispo, que visitou segunda-feira, 4, o governador Simão Jatene.

A prelazia de Conceição do Araguaia reúne ainda os municípios de São Geraldo do Araguaia, Bannach, Floresta do Araguaia, Redenção, Cumaru do Norte, Santa Maria das Barreiras, Pau D'Arco, Sapucaia e Santana do Araguaia, que juntos somam uma população de mais de 300 mil habitantes. Segundo o bispo, de 65% a 70% da população é católica.

Segundo Dominique You, os últimos 40 anos de migração para aquela região lhe deram uma identidade única que nasceu das influências dos povos de Goiânia, de Mato Grosso, de Minas Gerais e de outros estados, principalmente do Nordeste brasileiro. "O seminário visa debater como essa identidade se formou e qual o papel da relação entre igreja e sociedade para essa formação", explicou ele ao governador.

Simão Jatene recebeu o bispo e uma comitiva de religiosos para pedir apoio ao governo para a realização da festa e fazer o convite ao governador. "Tenho todo interesse em participar do seminário pela importância dessa reflexão", disse o governador, que só não confirmou a presença por causa de sua agenda que ainda será decidida.