INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Câmara aprova plebiscito para criação do Estado de Carajás

A Câmara dos Deputados aprovou na manhã de hoje (5) os projetos de decretos legislativos que autorizam a realização dos plebiscitos para criação dos Estados do Tapajós e Carajás, que seriam desmembrados do Pará.
Depois de uma árdua negociação nesta semana perante o Colégio de Líderes, os deputados Lira Maia e Giovanni Queiroz conseguiram unanimidade para inclusão dos projetos na pauta desta quinta-feira.

Minutos antes da votação, a Liderança do PT, a pedido do Governo solicitou a retirada dos projetos da pauta. Diante desta situação, por solicitação do deputado Lira Maia o deputado ACM Neto se manifestou informando ao Plenário que o Democratas iria implantar uma postura intransigente de pedir verificação de quorum em todas as sessões enquanto não fosse votado os projeto dos plebiscitos Tapajós e Carajás.

A presidente suspendeu a votação e os líderes se reuniram com os deputados Lira Maia e Giovanni Queiroz para tentar um acordo. Fechado o acordo, os projetos do tapajós e Carajás foram aprovados.

“Foi um trabalho extremamente árduo que exigiu muita dedicação. Durante meu mandato trabalhei diuturnamente para que pudéssemos chegar no dia de hoje com esta importante vitória para o povo paraense, assegurando o direito constitucional da população paraense de se manifestar sobre a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. Viva o Pará! Viva o Brasil!”, concluiu o deputado Lira Maia.