INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Conceição: Hospital Modelo é interditado pela justiça


O juiz Fredson Capeline, titular da 2ª vara da Comarca de Conceição do Araguaia, determinou por meio de liminar que o Hospital Modelo suspenda todas as suas atividades, em decorrência da constatação pela Vigilância Sanitária que o mesmo deposita seus dejetos no sistema coletor de águas pluviais que desemboca no rio Araguaia, o que caracteriza degradação do meio ambiente. Outro agravante é o fato de o referido hospital não ter licença ambiental para funcionamento, caracterizando outro crime ambiental.

O não cumprimento da determinação judicial implica em multa diária de R$ 5000, 00 (cinco mil reais) aos sócios administradores, Waldemar Jacques Coelho e Antonio Ribamar Câmara Ferreira, em prol do Fundo Estadual de Meio Ambiente. A justiça determinou ainda a transferência de todos os pacientes para outros estabelecimentos de saúde, público ou particular, para que dêem continuidade aos seus tratamentos, sendo as transferências custeadas pelo Hospital Modelo.

Em nota a direção do Hospital Modelo contestou a Vigilância Sanitária, alegando que possui sistema coletor por fossas que são esvaziadas por caminhões limpa fossas, como fazem os demais estabelecimentos de saúde, empresas, órgãos públicos e residências do município, e que por tanto, não deposita seus resíduos no rio Araguaia.