INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 17 de maio de 2011

Ourilândia: Vale inicia operação de níquel no sul do Pará

Com investimento estimado em US$ 2,84 bilhões, a Vale iniciou sua primeira operação de níquel no Brasil, na unidade de Onça Puma, em Ourilândia do Norte, no sul do Pará, uma das maiores plantas de produção de ferro-níquel do mundo. Com a entrada em operação da planta brasileira, a Vale reforça sua posição de liderança como maior exportadora líquida do país.

O empreendimento, que abrange as cidades de Ourilândia do Norte, Tucumã e Parauapebas, tem capacidade de produção anual de 220 mil toneladas de ferro-níquel, que contêm 53 mil toneladas de níquel, produto extremamente valorizado na indústria siderúrgica. Durante a fase de implantação do projeto, foram gerados oito mil postos de trabalho e para a operação mais de 1.500 empregos foram criados.

"Onça Puma é um marco não só por ser a primeira planta de produção de níquel da Vale no Brasil, mas também é um exemplo de construção de um relacionamento sustentável com as comunidades dos municípios situados na área de abrangência do projeto", afirma o diretor de Operações de Metais Básicos do Atlântico Sul, Ricardo Carvalho. A Vale é a segunda maior produtora mundial de níquel, com operações em Canadá, Indonésia e Nova Caledônia, e tem refinarias de níquel no Reino Unido, Japão, Taiwan e China.

O primeiro embarque de 1.078 toneladas de ferro-níquel com 385 toneladas de níquel contido ocorreu no último dia 11 de maio pelo Porto do Itaqui, em São Luís (MA). O produto foi transportado em 52 contêineres pela Estrada de Ferro Carajás (EFC). O destino final será Ásia e Europa.