INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pau D Arco: Prefeitura promove curso de culinária


Foto ilustração

A prefeitura de Pau D Arco realizou na Vila Boa Sorte, localizada a22 quilômetros da sede do município a cerimônia de diplomação das concluintes do Curso de Culinária promovido em parceria com o SENAR. Participaram do curso 21 mulheres da comunidade que tiveram aulas práticas e teóricas de culinária com os principais fundamentos para a produção de doces e salgados.

O curso teve duração de uma semana e as alunas aprenderam na prática como preparar os mais variados tipos de salgados como pastéis, coxinhas, tortas, empadas, pães e bolos e alguns tipos de doces. Segundo Edinéia Martins, instrutora do SENAR, à vontade e a dedicação foram determinantes para o aprendizado das alunas. “Tivemos mulheres que andavam quatro a cinco quilômetros para chegar aqui e chegavam alegres, prontas pra aprender e aprenderam. Eu estou feliz”, finaliza a instrutora.

Estiveram presentes na cerimônia de diplomação o prefeito Luciano Guedes (PDT), secretários municipais, chefes de departamentos, representantes da comunidade e familiares das alunas. Segundo a aluna Tereza Ribeiro de Sá o curso foi bastante proveitoso. “Entramos aqui sem saber como fazer um pastel e agora aprendemos na prática a fazer todos os tipos de salgados e doces, foi muito bom”, definiu a aluna.

Para o prefeito Luciano Guedes esses cursos abrem novas oportunidades para uma renda extra para as mulheres. “A intenção é capacitar as pessoas para que ela possa produzir e comercializar a produção, aumentando o orçamento familiar e elas podem trabalhar em casa sem grandes investimentos. Agora é só produzir”, finaliza o prefeito.

No final de sua fala o prefeito acrescentou que as mulheres avisassem seus maridos para escolherem o curso que desejarem que a prefeitura irá realizar em parceria com o Senar.

A cerimônia de diplomação foi encerrada com a esperada hora da degustação dos salgados produzidos pelas alunas. (Edvan Carvalho)