INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 26 de julho de 2011

Cumaru: PT faz plenária sobre reforma agrária


O partido dos Trabalhadores realizou no último domingo (24), em Cumaru do Norte, uma plenária sobre reforma agraria, o evento aconteceu às 16:00 no auditório do CRAS – Centro de Referencia em Assistência Social, e contou com a participação de políticos e representantes de entidades de classes que atuam no município.

O encontro serviu para esclarecer dúvidas relacionadas ao programa nacional de reforma agraria, dentre as autoridades presentes estava à deputada estadual, Bernadete Ten Caten (PT), o prefeito de Cumaru do Norte, Vilmar Farias Valim “PETI” (PDT), o superintendente do INCRA – Instituto de Colonização e Reforma Agraria, Edson Bonete.

Durante a reunião o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Josimar Alves da Costa e representantes de associações, solicitaram do superintendente do INCRA, informações sobre o andamento dos processos de desapropriação para fins de Reforma Agraria na região. Outra reclamação feita está relacionada ao programa Luz para Todos do governo federal e quanto a taxa de consumo cobrada pela rede Celpa. O valor pago pelos trabalhadores varia entre trezentos, quinhentos e em alguns casos chega ao valor exorbitante de um mil reais.

A deputada Bernadete Ten Caten, esboçando um sorriso, agradeceu o publico presente, para a deputada, o processo de Reforma Agraria tem sido um grande desafio no mundo inteiro, o que não é diferente no Brasil, segundo ela, um processo de desapropriação de terras é muito demorado devido aos tramites legais. (Ad Lair Campos)