INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Redenção: Índios ocupam posto da Funasa



Cerca de 30 índios Kayapós de várias aldeias da região sul do Pará – entre elas Gorotire e Las Casas – estiveram nesta quinta-feira (14), no posto da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Redenção. Eles reivindicam melhorias no atendimento à saúde que, segundo o cacique IreoKayapó, líder geral da Nação Indígena Kayapó para todo o sul do Pará, o atendimento à população indígena está em situação caótica.

De acordo com ele, não há atendimento médico adequado nas aldeias há vários meses e a estrutura na Casa de Saúde Indígena (Casai), que também fica localizada em Redenção, está precária, sem nenhuma condição de higiene. “Precisamos de uma solução urgente”, disse o cacique.

O diretor do posto da Funasa, Cildo de Sousa, reconheceu a situação precária em que se encontra a Casai e afirmou que a construção de um novo prédio, que está em andamento e com previsão para ficar pronto em outubro deste ano, resolverá o problema. Ele falou que atualmente o local tem capacidade para atender cerca de 40 índios, mas, no entanto esse número chega a 100 por dia. (Colaboração: Paulo Carrion)