INFORMAÇÕES

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Giro Político: Os bastidores dos poderes executivos e legislativos do sul do Pará

HORA DE FAZER O TÍTULO
A 59ª Zona Eleitoral, com sede em Redenção e que abrange os municípios de Pau D’arco e Cumaru do Norte, tem o dia 11 de Setembro como último prazo para realização do cadastro eleitoral. Até esta data o Cartório Eleitoral estará expedindo novos títulos, fazendo transferências e regularizando a situação dos faltosos.

NOVO PRESIDENTE
Com apenas 21 anos de idade, o vereador Adriano Salomão (PMDB), de Santa Maria das Barreiras, tornou- se o presidente da Câmara Municipal mais jovem do estado do Pará, ao vencer as eleições para Mesa Diretora na sessão realizada na noite da última quarta-feira (24).

UVECAR
Foi criada essa semana a União dos Vereadores de Carajás (Uvecar) composta por vereadores que compreende a região sul e sudeste do Pará. O vereador Fabrício Rodrigues, de Piçarra) foi eleito o presidente da Uvecar.

PLEBISCITO
Por 9 a 0 o Supremo Tribunal Federal deu parecer favorável de que toda a população do Pará seja consultada no plebiscito sobre a divisão daquele Estado. Dia 11 de dezembro os paraenses vão às urnas dizer sim ou não sobre a divisão do estado.

CHICO DA PESCA
O deputado estadual Chico da Pesca (PT) teve seu mandato cassado pelo TER, por unanimidade. Ele foi o quinto mais votado no pleito do ano passado. Chico da Pesca foi cassado sob a acusação, formulada pelo Ministério Público Eleitoral, de compra de votos durante a campanha de 2010, utilizando-se da máquina pública na Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Pará.

SEM TRANSPORTE
Alunos de algumas escolas da comunidade 7 Barracos, zona rural de Floresta do Araguaia estão passando por uma enorme dificuldade com a falta de transporte escolar nas unidades educacionais próximas ao município. Os pais de alunos fizeram uma reunião para formular o pedido para a secretaria de educação do município.

AUMENTO NOS SALÁRIOS
Em reunião realizada na tarde de quarta-feira (24), na Câmara de Vereadores, o prefeito de Redenção, Wagner Fontes (PTB) surpreendeu a classe de educadores anunciando um aumento de 26 % nos salários dos servidores que têm mais de três anos de concurso. O aumento contempla desde merendeira até aos professores. Os demais servidores foram contemplados com aumento de 21% nos salários.

DEPUTADA DENUNCIA CELPA
A Deputada Bernadete fez pronunciamento na terça-feira (23), apresentando na tribuna pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as graves denúncias que levaram a Rede Energia – Celpa, concessionária de transmissão de energia elétrica no Estado do Pará, a ser a campeã nacional de reclamações no Procon, em 2010.

NA REDE MUNDIAL
O maior site de pesquisa do mundo, o Google, vem destacando em sua primeira página de pesquisa o trabalho do vereador João Lúcio, atual presidente da Câmara municipal de Redenção. Noventa por cento das duas primeiras páginas do Google (pesquisa de imagens) mostra matérias relacionadas à atuação do vereador redencense, tanto como presidente da Câmara e também como vereador.

OS MAIS CAROS
A Câmara Municipal tem os vereadores mais caros do Brasil. O Poder Legislativo parauapebense possui em seus quadros 529 servidores contratados sem concurso público, o que dá uma média de 48 funcionários para cada vereador, número considerado muito grande se comparado com outros parlamentos.

VEREADORES NA MÍDIA
Em Redenção, dois parlamentares estão com programas na TV e no rádio. Joás Possidônio (PSC) apresenta um programa evangélico aos sábados na rádio Você FM. Alexandre Jr, que tem um programa com seu nome na rádio Você FM, também apresenta um programa de vendas na TV Record.

VISITA
O deputado estadual pelo Pará, Milton Zina (PT), esteve em Xinguara na manhã desta sexta-feira, quando se reuniu com lideranças locais do partido e com trabalhadores rurais. Milton veio falar sobre a divisão do Pará, sobre seu projeto político direcionado ao trabalhador rural, e sobre como o PT deverá se posicionar nas eleições municipais de 2012.

ÁGUA AZUL
A Primeira-Dama de Água Azul do Norte, Simary Marinho Abreu, esposa do prefeito Renan Lopes Souto, assumiu essa semana a Secretaria de Educação do município. Simary disse que está preparada para o desafio a ela confiado, e acrescentou que saberá com muita cautela e sabedoria lidar com as dificuldades que o cargo oferece.

PSB SOB NOVA DIREÇÃO
A Comissão Provisória do Partido Socialista Brasileiro (PSB), de Água Azul do Norte, acaba de ser reformada com uma nova diretoria, assim composta: Presidente Dr. José Lourenço, Vice-Presidente advogada Cátia Patrícia, Tesoureiro Dra. Leidiane Sales. Os novos membros do partido estão engajados agora na aquisição de possíveis candidatos a vereador para deixar a legenda bem fortalecida para as eleições do ano que vem.

AGEMIRO NA PREFEITURA
Agemiro Filho, filho do ex-prefeito e assassinado Agemiro Gomes, lança seu nome a prefeito de Rio Maria pelo PMDB. Uma cúpula está sendo montada para filiar pessoas interessadas em lançar o nome a vereadores. Três nomes deverão concorrer à prefeitura: o atual prefeito Waltinho do Ouro, Paulinho da Auto Peças e Agemiro Filho.