INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Militantes da Imprensa de Redenção participam de Workshop pela Uninter/Curitiba


Um grupo composto por alunos, professores de Educação Física e militantes da Imprensa de Redenção participou do Workshop promovido pela Uninter/Facinter de Curitiba, que teve como tema: “Esporte, Espetáculo no Brasil: Estrutura, Mídia e Economia”.

O evento teve como convidados Roberto Libadi, integrante da Confederação Brasileira de Clubes, que falou sobre “Estrutura do Esporte-Rendimento no Brasil”.
O integrante da Associação Brasileira de Handball de Cadeiras de Rodas, Décio Calegari, que debateu sobre o tema “Impacto econômico dos megaeventos esportivos” e Jasson Goulart, jornalista da Rede Globo, do estado do Paraná, falou sobre a “A indústria midiática na produção do espetáculo esportivo”.

O evento foi voltado para profissionais e estudantes que buscam se aprofundar no assunto em diferentes áreas de atuação, como Educação Física, Administração, Jornalismo, Turismo, Publicidade, Marketing, Sociologia, Direito, Psicologia e diversas outras áreas onde a questão esportiva esteja envolvida.

O mediador das discussões foi o professor Ruiz Silva, que relatou que o espetáculo esportivo evidencia-se a partir da demonstração da melhor performance física, tática ou psicológica, que tem uma grande influência nos modos de vida das pessoas, na movimentação da economia, atingindo proporções globais a partir da geração de renda, emprego e da movimentação da indústria, dentre outros fatores. Dentro dessa perspectiva, é possível afirmar que há necessidade de compreender melhor como funciona a dinâmica do esporte espetáculo no Brasil, desde sua estruturação até a espetacularização do mesmo.

Para o jornalista e acadêmico de Marketing e Publicidade, Otávio Araújo, o evento trouxe informações de grande relevância para quem atua na mídia esportiva, para quem trabalha de forma direta na preparação de atleta e que faz do esporte um veiculo de inclusão social.

O professor de Educação Física, Carlos César de Souza, o apresentador do programa Sul do Pará Revista (SBT), Wanderson Andrade, Dinho Santos (jornal Opinião), e outros militantes da imprensa também participaram do encontro. (Reportagem: Dinho Santos)