INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Caiapós são favoráveis à divisão do Pará



Uma equipe de assessores do deputado federal Giovanni Queiroz (PDT) visitou no último final de semana a Aldeia Gorotire, situada a cerca de 60 quilômetros da sede do município de Cumaru do Norte,no sul do Pará. Segundo Rodrigo Schinzel, assessor do parlamentar, o objetivo da visita aos índios caiapós foi o de colher a opinião deles sobre a votação do próximo dia 11 que decidirá sobre a divisão do Pará para a criação dos estados do Tapajós e Carajás.

Os assessores estiveram na aldeia acompanhados pelo líder da nação caiapó, cacique Ireô Caiapó, que garantiu que seu povo é favorável a divisão do Estado por considerar que os índios estão seriamente prejudicados com a ausência de políticas públicas do governo estadual. “Somos favoráveis à divisão porque estamos esquecidos pelo governo. O índio sofre muito com falta de assistência na saúde, na estrada e até na alimentação”, afirma o cacique.

Na aldeia, segundo o cacique, vivem 1.980 índios entre homens e mulheres e desses, mais de 450 possuem título de eleitor e estão aptos a votarem no plebiscito. Atendendo pedido do Cacique Ireô, a 59ª Zona Eleitoral com sede em Redenção e que abrange também o município de Cumaru do Norte, vai instalar duas secções na Aldeia Gorotire para votação do próximo domingo. De acordo com o cacique, é melhor o índio votar dentro da aldeia do que se deslocar para a sede do município.

“Seria mais de 400 índios dentro da cidade o que não é bom, poderia ocorrer algum problema. Temos a escola da aldeia que oferece segurança para a realização da votação sem precisar transportar nosso povo para a cidade”, afirma Ireô. (João Lopes)