INFORMAÇÕES

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Jogos esportivos devem reunir 3 mil índios na Aldeia Gorotire



Está sendo realizada esta semana na Reserva Florestal Caiapó, na Aldeia Gorotire, situada a cerca de 70 quilômetros da sede do município de Cumaru do Norte, no sul do Pará, a II edição das Mini Olimpíadas Indígenas. O evento que reúne índios de diversas tribos e aldeias da região foi a aberto oficialmente na manhã desta segunda-feira e terminará no próximo sábado, dia 31. Durante a abertura, os guerreiros, trajados e usando suas pinturas tradicionais, fizeram apresentação de danças culturais para receber os caciques de outras aldeias que trouxeram suas tribos para participarem das olimpíadas esportivas.

As Mini Olimpíadas Indígenas da Aldeia Gorotire são organizadas pelos índios, Bebô Caiapó, Davi, Poy, Banhire, Takakmãkôro e Bebôtire Caiapó e disputadas em várias modalidades esportivas como futebol, masculino e feminino, vôlei masculino, arco e flecha, corridas de 100 e cinco mil metros para homens e mulheres, cabo de guerra e apresentação de várias danças culturais.

Segundo Bebôtire Caiapó, um dos organizadores do evento, a expectativa é de que as olímpiadas reúnam cerca de três mil índios já que só na Aldeia Gorotire vivem mais de 1.900 caiapós e destes, cerca de 500 jovens indígenas estarão participando das competições esportivas. O líder nacional da nação caiapó, o cacique Raoni, deverá visitar a Aldeia Gorotire durante a realização das olimpíadas.(João Lopes)