INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ministra garante obras para hidrovia no rio Tocantins


A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, confirmou que as obras que irão viabilizar a hidrovia do Tocantins serão realizadas. Ela recebeu em audiência o governador Simão Jatene e a parte da bancada federal do Pará. No encontro a ministra deu a garantia do início das obras, mas não definiu a quem caberá a responsabilidade, se ao Governo Federal ou à Vale.

Para que o Tocantins se torne completamente navegável, é necessário que se façam obras de derrocamento (retirada de pedras), com uso de explosivos num trecho de 43 quilômetros, compreendido entre a ilha do Bogea e o município de Itupiranga.

Em mais de um quilômetro do rio a largura desse trecho atinge cerca de 70 metros. Após a conclusão do projeto, navios com capacidade de carga de 19 mil toneladas poderão navegar no rio Tocantins em qualquer época do ano.

O deslocamento das pedras vai equiparar o calado (profundidade do ponto mais baixo da embarcação) Quando concluída, a hidrovia será uma das mais importantes vias de escoamento de produtos, interligando o centro-oeste brasileiro ao sul do Pará e, posteriormente, aos mercados da Europa, Ásia e Estados Unidos.