INFORMAÇÕES

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS QUE MARCARAM O BRASIL E O MUNDO

12/JANEIRO - Chuva espalha destruição na Região Serrana do RJ

Mais de 900 mortos e quase 30 mil pessoas sem casa. Esse foi o saldo da enxurrada de 11 de janeiro que atingiu cidades como Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. A tragédia natural foi uma das maiores da história do Brasil. Até hoje, a reconstrução não terminou. E há denúncias de irregularidades na gestão de recursos públicos destinados aos municípios atingidos. Na foto, uma área de Teresópolis no dia seguinte à tempestade.

14/JANEIRO - Revolta Árabe une descontentes e derruba ditadores

Um vendedor de frutas ateou fogo ao próprio corpo depois de perder sua barraca, supostamente por não pagar propina. Sua morte em 4 de janeiro deu impulso a protestos e, dez dias depois, o ditador Ben Ali deixou a Tunísia após 23 anos no poder. No mundo árabe, milhares foram às ruas e à internet contra governos autoritários e corruptos. O líbio Muammar Khadafi, 42 anos no poder, foi capturado e morto. Na foto, manifestantes na Praça Tahir, no Egito, em 11 de fevereiro, dia da renúncia de Hosni Mubarak.

11/MARÇO - Tsunami varre a costa nordeste do Japão

Um terremoto de 8,9 graus de magnitude atingiu o arquipélago do Japão no começo da tarde de 11 de março. Foi o maior na história do país e o sétimo no mundo. Ondas gigantes invadiram cidades na região noroeste chegaram a danificar a usina nuclear de Fukushima. Prédios a até 20 km ao redor da usina foram contaminados naquele que foi o pior desastre nuclear desde o acidente em Chernobyl. Na foto, a cidade de Miyako, ao ser atingida por um tsunami.

7/ABRIL - Atirador mata 12 crianças em escola de Realengo

Wellington Menezes de Oliveira matou 12 crianças, em 7 de abril, em uma escola de Realengo, na Zona Oeste do Rio. O ex-aluno entrou no colégio com dois revólveres calibre 38 e muita munição. A tragédia não foi maior porque o policial Márcio Alves fazia uma blitz perto da escola e foi chamado por um aluno baleado. Após ser atingido, o atirador de 23 anos se suicidou. Na foto, Wellington, em imagem achada em seu computador e divulgada pelo governo em 15 de abril.

29/ABRIL - Príncipe William e Kate Middleton se casam em Londres

Trinta anos depois do casamento entre Charles e Diana, novamente a monarquia britânica teve uma cerimônia matrimonial entre um príncipe e uma plebeia: William e Kate Middleton. O 'sim' foi transmitido para o mundo todo e acompanhado por milhões de pessoas. Uma multidão se aglomerou em frente ao Palácio de Buckingham para ver o aguardado beijo real do casal mais comentado de 2011.

2/MAIO - EUA anunciam a morte de Bin Laden no Paquistão

O líder da al–Qaeda foi morto durante uma operação sigilosa realizada pelos EUA em parceria com o governo do Paquistão, no início da madrugada do dia 2, no horário paquistanês. Na foto divulgada pelo governo americano, Obama acompanha na Casa Branca, em tempo real e cercado de assessores, imagens e informações da operação realizada no outro lado do mundo. Depois, Obama foi à TV e declarou: 'A justiça foi feita'.

7/JUNHO - Primeiro ano de Dilma tem queda de 7 ministros

Antonio Palocci foi o primeiro a cair em junho e, Carlos Lupi, o último. Desde 7 de junho, quando o ministro da Casa Civil deixou seu cargo, o governo Dilma perdeu sete ministros indicados por Lula, seis deles alvos de denúncias. Atualmente, Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Mário Negromonte (Cidades) estão na berlinda. Na foto, ainda no cargo em 17 de novembro, Lupi deixa o Senado após prestar esclarecimentos.

22/JULHO - Norueguês mata 77 em ataque a bomba e tiros

O norueguês Anders Breivik detonou uma bomba no centro de Oslo e depois se dirigiu a uma ilha, onde disparou e matou pessoas em um acampamento jovem de um partido de esquerda, deixando um total de 77 mortos. Preso, ele admitiu a autoria do massacre e disse que foi necessário para manter a Europa longe da invasão muçulmana. Um relatório da promotoria o considerou insano. Na foto, homem é socorrido no centro de Oslo no dia do massacre, 22 de julho.

23/JULHO - Amy Winehouse é encontrada morta aos 27 anos

Em janeiro, Amy Winehouse escolheu o Brasil para voltar aos palcos após passar meses fora deles devido ao abuso de álcool e drogas. Os shows foram curtos, apáticos e divididos entre histeria e decepção. Seis meses depois a talentosa cantora de 27 anos foi encontrada morta em sua casa, em Londres. Segundo a perícia, Amy teve uma morte acidental provocada pelo excesso de bebida alcoólica. Na foto, flores em frente à casa de Amy, no bairro de Camden Town, um dia após a morte.

23/SETEMBRO - Rock in Rio volta ao Brasil após dez anos na Europa

Após passar por Lisboa e Madri, o Rock in Rio voltou para a sua cidade original dez anos depois da última edição. Em sete dias, cerca de 700 mil pessoas passaram pela nova Cidade do Rock para assistir aos shows de 160 atrações, como Katy Perry, Stevie Wonder, Rihanna, Metallica e Coldplay. Os ritmos foram variados, mas o bordão que marcou foi um só: 'Hoje é dia de rock, bebê'. Na foto, fonte d'água na Cidade do Rock, em 1º de outubro.

5/OUTUBRO - Morre Steve Jobs, criador e visionário da Apple

Neste ano, a Apple celebrou o fato de ter se tornado a empresa de capital aberto de maior valor de mercado do mundo. E lamentou a morte de seu criador. Steve Jobs, 56 anos, perdeu a luta que travava contra o câncer desde 2004. Como legado, fica a visão de simplicidade que ele impôs no mercado de tecnologia e os revolucionários iPad, iPhone e iPod. Na foto, uma homenagem a Jobs em loja da Apple em São Petersburgo, na Rússia, em 6 de outubro.