INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

São Félix: Mãe é presa por maltratar o filho de apenas dois meses. O bebê morreu

Juliana Martins de Souza, 23 anos, está presa no Presídio Regional de Redenção, sul do Pará, por crime de maus tratos contra o próprio filho, de apenas 2 meses. Com visíveis sinais de desnutrição e traumas pelo corpo, o bebê chegou morto em um hospital no município de São Félix do Xingu. O fato foi denunciado ao Conselho Tutelar e à Delegacia da Polícia Civil local, onde a delegada Claudilene Maia autuou em flagrante a mãe.

O pai do bebê, Valcley Alves Andrade, foi indiciado em inquérito pelo crime e vai responder ao processo na Justiça. O caso veio à tona no domingo passado, dia 8. A delegada explicou que a denúncia foi formulada pelo Conselho Tutelar.
A informação inicial era de que o bebê foi levado pela mãe até a maternidade em São Félix do Xingu, onde já entrou morta com fortes indícios de maus tratos.

O bebê foi atendido pelo médico Eduardo Bayer na unidade de saúde. Em depoimento à delegada, o médico disse que verificou o estado de maus tratos da criança, pois observou a existência de assaduras no corpo e estado de desidratação e desnutrição. Diante das constatações, a delegada determinou a autuação em flagrante da mãe por maus tratos.

O corpo do bebê foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Marabá para perícia com objetivo de averiguar a causa da morte.

Segundo a delegada, o pai da criança não estava em São Félix do Xingu no domingo passado, quando o bebê deu entrada no hospital. Após saber da morte do filho, ele compareceu à Delegacia para prestar depoimento. Além dele, outras testemunhas foram ouvidas que prestaram relatos que evidenciam a situação de maus tratos a que foi submetida a criança.