INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sábado, 14 de janeiro de 2012

TO: Parque Estadual do Jalapão comemora 11 anos de existência



Instituído em janeiro de 2001 com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região Leste, o Parque Estadual da Jalapão comemora nesta quinta-feira, 12, 11 anos de criação. Para registrar a data, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, por meio da equipe técnica do Parque, preparou uma abordagem histórica relacionada ao tema para ser veiculada na rádio local do município de Mateiros e comunidades vizinhas.

Conhecido como uma das regiões de belezas cênicas exuberantes, o Jalapão é um forte atrativo para quem pratica o ecoturismo e turismo de aventura. Suas cachoeiras, rios e corredeiras de águas cristalinas, as formações rochosas e chapadas, e as dunas de areias douradas, em meio à vegetação predominante do cerrado, formam um cenário de verdadeiro encanto aos olhos de quem vê.

Considerado o maior Parque Estadual tocantinense, o PEJ está localizado em uma posição estratégica, o que propicia uma continuidade entre as áreas protegidas pela APA do Jalapão, Estação Ecológica da Serra Geral e Parque Nacional das Nascentes do Paraíba, formando um mosaico de Unidade de Conservação, garantindo o fluxo genético entre as espécies. Atributo este que garante a manutenção da biodiversidade dessa extensa área do cerrado.