INFORMAÇÕES

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pedagogia Hospitalar beneficia estudantes em Conceição do Araguaia


A direção do Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA) em parceria com a Universidade do Estado do Pará(UEPA) acaba de dar o pontapé inicial ao Projeto Pedagogia Hospitalar, desenvolvido em favor das crianças e adolescentes internados naquele hospital. A iniciativa propõe um trabalho pedagógico para atender estudantes internados garantindo a continuidade de seus estudos, mesmo ausentes da escola, sem prejuízo ao aprendizado regular, além da brinquedoteca que permite o desenvolvimento de atividades lúdicas.

O objetivo desse projeto é atender as necessidades de aprendizagem de crianças e adolescentes hospitalizados em Conceição do Araguaia prestando serviços educacionais de alto padrão, adaptados a capacidade e condições físicas de cada estudante.Atividades pedagógicas como artes, escrita, leitura, música, problemas matemáticos, teatro, entre outras, são desenvolvidas por acadêmicos de Pedagogia do núcleo local da UEPA. Após a alta hospitalar e enviada a escola de origem o relatório do desempenho e das atividades realizadas no projeto.

A Professora coordenadora do projeto, mestre em Ciência da Educação, Elida Elena Moreira, que também coordena o núcleo local da UEPA, destaca que a proposta de educação em hospitais é uma necessidade, visto que possibilita auxiliar nos transtornos emocionais causados pelo ato da internação, como frustrações, insegurança e medo, que podem ser reagentes negativos no processo terapêutico.

A diretora do HRCA, Ivanilde Alves, ressalta que o órgão está disponível para receber brinquedos, livros e jogos infantis e juvenis, entre outros donativos, que serão destinados às crianças e adolescentes atendidos pela Pedagogia Hospitalar. Os interessados em contribuir podem se dirigir até o Hospital Regional de Conceição do Araguaia e efetuarem suas doações. (Delmiro Silva)