INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quarta-feira, 18 de abril de 2012

São Félix: Beleza e competições nos Jogos Indígenas


Cerca de 4 mil índios estão no município de São Félix do Xingu, para participar da 4ª edição da Semana dos Povos Indígenas. Os participantes são oriundos de aldeias próximas aos rios Xingu e Fresco, distantes cerca de 10 horas de barco da cidade. Moradores, turistas e jornalistas, da imprensa nacional e internacional, acompanham o evento.
A Semana dos Povos Indígenas tem como principal objetivo preservar e divulgar as tradições e os costumes dos Kayapó. Todos os índios trazem no corpo pinturas em linhas geométricas. Para fazer a tintura, eles utilizam o miolo da fruta jenipapo, água e carvão. A pintura pode durar entre 8 e 10 dias, e a aplicação é feita com um estilete, feito de nervura de palmeira ou bambu.

As atividades esportivas e culturais iniciaram-se terça-feira (17) e prosseguem até quinta-feira (19), quando é comemorado o Dia do Índio. Pela manhã, os atletas participarão de competições, nas modalidades futebol masculino, futsal feminino e vôlei masculino, além de arco e flecha, dama, sinuca e cabo de guerra. À noite serão realizadas as atividades culturais, com a apresentação de cantores indígenas e o concurso para a escolha da Miss Kayapó 2012.

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, emite documentos de identidade e carteiras de trabalho. A Secretaria de Estado de Comunicação, também participa do evento, promovendo para a comunidade local e moradores das aldeias o projeto de Oficinas de Mídia Popular "Biizu", com oficinas de web, audiovisual, fotografia, rádio, desenho e grafite.