INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Stª Mª das Barreiras: Governo do estado abandona escola do ensino médio

A situação dos alunos da Escola Estadual Castro Alves, no município de Santa Maria das Barreiras é o retrato do descaso, abandono e desrespeito do governo do estado para com a educação no sul do Pará.

Há três anos o governo do estado iniciou a obra de reforma e ampliação da escola Castro Alves, e não há uma previsão para a conclusão da obra, e os alunos foram remanejados para salas pequenas, nos fundos da Igreja Católica, que funcionam como salas de aulas, mas que não tem as mínimas condições de funcionamento.

Os mais de 600 alunos, do Ensino Médio e do Fundamental do sexto ao nono ano, EJA e SOME, estão tendo o rendimento escolar prejudicado pela falta da estrutura do espaço encontrado para o funcionamento temporário das aulas.

Algumas salas são cobertas com telhas de amianto e o teto fica próximo às cabeças dos alunos e professores. Em dia sol escaldante o local se transforma em uma verdadeira fornalha, obrigando os professores e alunos a irem se alojar debaixo de algumas tendas cedidas pela prefeitura.

No pequeno espaço que funciona como sala de professores, secretaria e centro administrativo, a diretora da escola, professora Leolandia da Silva Souza, se divide em assinar documentos, atender alunos, pais de alunos, coordenar a parte pedagógica e o atendimento do público em geral. Tudo isso acontece em pequeno espaço de três metros.

O refeitório funciona em um espaço aberto, nos dias de chuva, a merenda escolar fica impossibilitada de ser servida. De acordo com a diretora, merenda escolar é a única coisa que funciona e esta dentro dos padrões de qualidade, pois é fornecida pela prefeitura municipal. (Dinho Santos)