INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 22 de maio de 2012

CUMARU: Índios, madeireiros e prefeitura entram em acordo para recuperação de estrada

Um grupo de índios Kayapó, da aldeia Gorotire, em Cumaru do Norte, estive na manhã desta terça-feira (22) o prédio da Prefeitura Municipal, apesar de estarem pintados para guerra, os índios liderados pelo Cacique, MRYPATI Kayapó e pelo líder indígena, BEKWAJ Kayapó, disseram que estavam ali em missão de paz e que só queriam fazer algumas reivindicações. Dentre as reinvindicações estava à recuperação da estrada da reserva e a disponibilidade do veiculo da comunidade em tempo integral.

Reunidos no gabinete, o prefeito Peti, expôs a situação atual dos maquinários e as dificuldades pelas quais vem enfrentando, pois apesar do número de máquinas que tem, ainda é pouco para o tamanho do município. No momento uma parte do maquinário está trabalhando na região da colônia Mata Verde e que outra parte encontra-se desmontado na garagem municipal aguardando a chegada de peças.

Ficou confirmado que, no período de dez dias, os madeireiros fornecerão quatro mil litros de óleo diesel, madeira para pontes e farão a reabertura das estradas. Enquanto que a prefeitura entrará com contra partida em óleo diesel, um caminhão caçamba, construção de ponte, patrolamento da estrada e ainda ficaria encarregada de enviar uma carregadeira assim que esta esteja em pleno funcionamento.

Outra reivindicão feita pelos índios foi quanto ao veiculo F.4000 pertencente à comunidade indígena, eles exigiram que a partir de agora não estando a serviço do índio, o veículo permaneça guardado na aldeia Gorotire, o que foi prontamente aceito pela administração. (Ad Lair Campos)