INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resumo da 19ª Expo Polo Carajás

A feira agropecuária de Redenção foi um sucesso. O Parque de Exposições estava todo reformado e cheio de novidades como novas áreas de exposição, estacionamento organizado, asfalto e boa iluminação. Neste ano vários novos expositores participaram do evento. O novo formato que dividiu os shows nacionais e o rodeio da bilheteria têm sido muito comentado com opiniões divergentes. Para apresentar um balanço final da feira, conversamos com o presidente do Sindicato Rural de Redenção, Bannach, Cumaru do Norte e Pau D’arco sobre os vários itens do evento.

Novo formato de venda de ingressos: “Para a população em geral e para os expositores foi excelente. Destaco três importantes conquistas com este novo formato: democratizamos o acesso ao Parque de Exposições; Conseguimos ter o controle da coordenação dos acessos e ainda ajudamos financeiramente outras entidades da cidade por meio da parceria na organização das portarias.”

Cavalgada: “Neste ano conseguimos colar mais de 1.700 animais nas ruas. A coordenadora da cavalgada organizou muito o desfile e tomou a sábia decisão de punir as comitivas que tivessem veículos motorizados entre os animais. Esta decisão tornou nossa cavalgada mais tradicional e segura.”

Leilões: “Os dois leilões realizados na Exposição deste ano foram sucesso de vendas. Para se ter idéia, só o 1º Leilão Bezerros de Qualidade SRR faturou quase um milhão de reais.

Shopping de Bovinos: “Foi uma das agradáveis surpresas da Expo no Shopping de Genética, a comercialização tanto do gado de corte quanto o leiteiro superaram nossas expectativas. Nesta modalidade o comprador negocia diretamente com produtor. O sucesso foi tanto que já estamos programando outras edições do Shopping no decorrer do ano.”

Atrações Nacionais: “O Sindicato Rural terceiriza esta parte por ser um trabalho muito específico que foge um pouco do nosso foco institucional. Todavia, acompanhamos o desenvolvimento deste trabalho da melhor forma que conseguimos. Algumas pessoas reclamaram do nível das atrações. Segundo o fornecedor terceirizado o Alexandre Jr, neste ano o sertanejo explodiu no Brasil inteiro, até nos arraias do nordeste os cantores sertanejos foram contratados (antes era só forró). Esta demanda fez com que os cachês destes artistas subissem muito. Mas uma coisa eu posso afirmar porque eu assisti todos os shows, e observando o público presente percebi que as pessoas se divertiram muito. Achei todos os shows bem produzidos e com boa qualidade artística.

Festival de Música Grandes Talentos, Novos valores SRR: “Outro grande orgulho para a nossa equipe, ficamos muito contentes com a qualidade artística dos participantes. Conseguimos também jurados experientes e capacitados, que possibilitou uma classificação justa e imparcial.”

Alimentação: “Em termos de variedades e qualidade, neste ano o público foi mais bem servido. Os bares e restaurante que trabalharam com criatividade tiveram bons resultados. Tivemos um problema sério de desistência de um dos clientes e a transferência dos shows para a arena especial prejudicou os clientes (que arrendam os bares) pois eles estavam acostumados com a venda das mesas, que serviam como camarotes. Mas ainda estamos trabalhando para deixarmos para a 20ª Expo Pólo Carajás um planejamento melhor para esta área, independente de eu continuar ou não na presidência.”

Rodeio: “Ficamos muito satisfeitos com a infra-estrutura deste ano e o nível dos peões que vieram participar, acho que neste aspecto o que contribuiu muito para a vinda de competidores de nível nacional, foi a premiação de um carro zero para o campeão. Também destaco os shows pirotécnicos que neste ano encantaram o público presente, a exemplo do ano anterior.”

Feira: “Os expositores estão de parabéns pelo nível dos seus estandes e profissionalismo no trabalho. Neste ano implementamos uma pesquisa mercadológica e de satisfação dos expositores para mensurarmos sistematicamente o volume de negócios que a feira gera. Falta o retorno dos questionários de algumas empresas, mas com base no que recebemos até agora posso dizer que para maioria dos participantes da feira a 19ª Expo Pólo Carajás foi um excelente negócio.”

Melhorias no Parque de Exposições: “Esta parte foi a que considero a mais importante por ser permanente. Só conseguimos alcançar este objetivo graças ao apoio da Prefeitura de Redenção e de muitos empresários que nos emprestaram máquinas e operadores.”