INFORMAÇÕES

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Casa de Tábua: Horta feita com garrafas pets




Uma horta feita com garrafas pets, em Casa de Tábua, está chamando a atenção dos moradores. Uma área de 72 x 60 metros foi o espaço suficiente encontrado pela família do agricultor Cristiano Pereira da Costa, para montar um negócio, que começa a produzir resultados satisfatórios, perspectivas de estabilidade financeira, prosperidade e ainda contribui para preservação do meio ambiente.

Juntamente com a esposa Ordália Severino Linhares, e as três filhas menores, o agricultor montou uma horta hidropônica, que está fazendo bastante sucesso no distrito de Casa Tábua, município de Santa Maria das Barreiras, onde a utilização de milhares de garrafas pets chama a atenção dos consumidores, que diariamente vão até o local adquirir alface, coentro, couve, rúcula e outras hortaliças, produzidas sem agrotóxicos ou produtos químicos.

Toda a produção é consumida pela população, que adquire o produto nos supermercados, na feira ou local onde é cultivado e produzido. As lanchonetes e restaurantes também integram a lista de consumidores das hortaliças.

Com a ajuda técnica do Agrônomo Jairson Costa Mota, que passou todas as orientações do projeto, o casal fez um investimento de R$ 30 mil, para a confecção do barracão, onde é produzida a verdura. Por serem suspensos do chão, os canteiros não sofrem a ação de parasitas e pragas.

As hortaliças crescem nas garrafas pets interligadas por um sistema de irrigação, por onde passam todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável das plantas.

As garrafas são adquiridas pelo valor de 0,7 centavos, e nas horas de folga, o agricultor sai recolhendo o material geralmente jogado no meio ambiente.

O projeto do casal de agricultores é construir 02 barracões e passar a produzir as hortaliças em grande escala, que podendo assim comercializar o produto nas cidades de Redenção e Santana do Araguaia, que ficam localizadas a uma distância de 110 km do distrito de Casa de Tábua. (Dinho Santos)