INFORMAÇÕES

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sul do Pará: Assentamentos esperam por energia elétrica desde 2004

As cercas de 400 famílias que vivem no assentamento Nazaré, entre Conceição do Araguaia e Redenção, no sul do Pará, desde 2004 esperam pela instalação da energia elétrica. Até hoje todos ainda precisam de velas e lamparinas para ter alguma claridade. Em Conceição do Araguaia, desde o início, o programa já fez 3.214 ligações. Mas 1.710 domicílios ainda aguardam a ligação.

O Luz Para Todos, criado no governo Lula, até hoje em alguns assentamento em Conceição do Araguaia, a luz não chegou e segundo o Ministério de Minas e Energia, isso ocorreu devido a um problema com as Centrais Elétricas do Pará (Celpa). Ainda segundo o ministério, a “Aneel autorizou no último dia 30 de outubro a anuência prévia para a transferência do controle societário da distribuidora de energia elétrica Celpa”. Significa que o controle da concessionária vai mudar, e a instalação da luz ficará mais próxima.

O MPF abriu uma investigação e apura por que os assentamentos Nazaré, Centro da Mata, São Raimundo, Vila Transbrasiliana, São Jacinto e Olho D Água ainda vivem às escuras. (Otávio Araújo)