INFORMAÇÕES

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sul do Pará: Índios Caiapós em pé de guerrra

Dezenas de índios Caiapós de aldeias localizadas em municípios do sul do Pará se reuniram esta semana em Redenção para protestar contra a saída do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei Caiapó) Redenção, Cildo de Souza de Rego.



Os indígenas querem a permanência de Cildo, que foi exonerado do cargo no início desta semana e não aceitam outra indicação para a função. O protesto dos índios aconteceu na tarde desta quarta-feira (7) no escritório da Funasa.

Cildo Souza disse que recebeu a notícia da sua exoneração do próprio titular da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Antônio Alves de Souza. Na portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 5, o Ministério da Saúde não nomeou um novo coordenador para a Dsei, e nesse caso, o substituto imediato de Cildo, seria José Miguel, que não teria o apoio das lideranças indígenas e estaria impedido de assumir o cargo. Segundo informações a exoneração de Cildo como chefe do órgão, estaria ligada a interesses particulares. Ele estava há 12 anos no cargo de coordenador do Dsei Caiapó Redenção. (Paulo Carrion)