INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

São Félix do Xingu: Juiz suspende retirada de colonos da reserva Apyterewa

A justiça Federal de Redenção, representada pelo juiz Daniel Santos Rocha Sobral, suspendeu no último dia 04 de dezembro as medidas executórias do INCRA e do IBAMA, nas áreas indígenas Apyterewa e Assentamento da Belauto.

Representados pela advogada Lorranny Ribeiro Rosa, de Rio Maria, os Não Indígenas e futuros assentados na Fazenda Belauto, apresentaram à justiça federal um documento firmado por representantes do Ministro da Justiça, FUNAI, INCRA onde garantem aos Não Indígenas o direito de saírem das terras indígenas para local estruturado, como casa construída. Porém, nem FUNAI e nem INCRA cumpriram o determinado pelas autoridades, ameaçando e comunicando a comunidade Não Indígena, que os mesmos seriam retirados durante o mês de Dezembro.

Foram oferecidos aos agricultores Não Indígenas que seriam assentados na fazenda Belauto que pertenceu ao grupo de Leonardo Mendonça, em Tucumã. Os colonos Não Indígenas estavam sendo colocados em locais sem a menor estrutura, sem casa e sem topografia.