INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Xinguara: Violência impera na fazenda Escalada do Norte

A violência na antiga Fazenda Escalada do Norte, no município de Xinguara, está preocupando as autoridades. No local, pelo menos duas pessoas já foram assassinadas e outras tantas ameaçadas.
O último episódio ocorrido na área da fazenda aconteceu na noite de domingo para segunda-feira (20/01/13) quando um grupo de motoqueiros, encapuzados e armado, saiu atirando em direção aos barracos do acampamento. Ninguém se feriu, mas muitas famílias estão amedrontadas com o clima de violência que se formou na área. 
Diante da situação, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Xinguara, sob a orientação do advogado Frei Henri des Roziers, está preparando um relatório completo sobre a situação em que vivem os acampados da Escalada do Norte. Esse documento será enviado para as autoridades brasileiras, com pedido de providências.
 
O governo federal adquiriu a fazenda para fins de reforma agrária, mas o Incra está demorando a demarcar a área para lotear entre os sem terras que já estão vivendo no local. Na fazenda existem pelo menos três associações de trabalhadores sem terra, todas elas reivindicam o controle da área para si. (Edmar Brito)