INFORMAÇÕES

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia do Índio: Prefeitura de Redenção realizou I Amostra Cultural Indígena

Vanderlei com pequenos índios Kayapó
Na última sexta-feira, 19 de abril, foi comemorado o Dia do Índio. E comemoração é o que não poderia faltar. Pensando nisso, a Prefeitura de Redenção, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou a I Amostra Cultural Indígena Kayapó, que reuniu índios de várias aldeias da região. O objetivo foi resgatar a cultura indígena Kayapó, que nunca antes na história de Redenção, havia sido prestigiada de tal forma pelo poder público municipal.

Logo pela manhã, mais de 300 índios entre homens, mulheres e crianças saíram às ruas de Redenção, em um lindo desfile inédito na cidade. Por onde passavam, os indígenas eram saudados pela população.

Na praça do Mogno, onde os índios ficaram reunidos durante todo o dia, foi realizada uma feira de produtos artesanais feitos pelos próprios indígenas, que aproveitaram para comercializar os artigos e mostrar um pouco da sua cultura.

Durante a programação teve ainda a tradicional dança indígena, apresentada por homens e mulheres. Até o prefeito Vanderlei Coimbra e a primeira dama Gláucia Darlene entraram na dança.

Quem assistiu a programação, garante que nunca tinha visto nada igual. Para o próximo ano, o prefeito Vanderlei Coimbra prometeu realizar um evento ainda mais abrangente. “Vamos realizar uma versão municipal dos tradicionais jogos indígenas, para valorizar ainda mais a comunidade indígena local e regional”, declarou. (Paulo Carrion - Assessoria de Comunicação)