INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

domingo, 19 de maio de 2013

Deputados discutiram a viabilidade da ferrovia do Mato Grosso a Marabá

Durante a realização da Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Pará, em Marabá, terça-feira, 14, o deputado Sebastião Miranda Filho (PTB), o Tião Miranda, deu entrada de um Requerimento que sugere ao governo do Estado a utilização de um empréstimo de R$ 1 bilhão para dar suporte à construção de uma ferrovia ligando o município de Água Boa (MT) até Marabá, com cerca de 1.100 km de extensão.

Miranda disse que os dois estados estão discutindo duas operações de crédito conjuntas. No caso do Pará, a Alepa oferece ao governo que ele peça R$ 1 bilhão de empréstimo para a construção da ferrovia que saia do Mato Grosso e venha até Marabá, enquanto a Assembleia do MT faria a mesma coisa.

A Ferrovia iniciaria em Água Boa, distante 740 km de Cuiabá, acompanharia a BR- até Marabá. Ao todo, 20 municípios de Mato Grosso e do Pará receberiam o traçado ferroviário. “Com a ferrovia, o sul do Pará dará um passo enorme de crescimento”, disse o jornalista Otávio Araújo, fiel defensor da instalação de ferrovias e hidrovias no interior do país.