INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Floresta: Falta estrada para escoar o abacaxi

Na próxima sexta-feira (24), o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) reunirá em Floresta do Araguaia cerca de 300 agricultores do sul do Pará, em mais uma edição do Dia de Campo, que informará sobre pragas, doenças e irrigação do abacaxi. O evento terá a parceria da Prefeitura de Floresta do Araguaia, e integra o XX Festival da Cultura do município.

O Dia de Campo destacará a principal atividade agrícola do município, que é o maior produtor de abacaxi do Brasil, com mais de duas mil famílias trabalhando em cerca de 10 mil hectares. Em Floresta, a safra anual de abacaxi chega a 300 mil toneladas.

O principal entrave na expansão da plantação de abacaxi é a falta de infraestrutura por parte do governo do Estado. A energia elétrica é de péssima qualidade, a cidade ainda tem 90% de ruas sem asfalto, e o pior de tudo é com relação à falta de estrada para escoar a produção. Os 40 quilômetros apenas de estrada do município à BR-155, na localidade Bambu, ainda é sem asfalto. “É muita poeira no verão e muita lama no inverno. É complicado passar por essa estrada”, disse o caminhoneiro Manoel Messias de Melo, que transporta abacaxi para a região Centro Oeste.