INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Quatro municípios do sul do Pará comemoram aniversário


Av. Santa Tereza, centro comercial de Redenção


Avenida central de Rio Maria

Praça na Avenida central de Xinguara

Centro comercial de Tucumã

Nesta segunda-feira (13), três municípios, Redenção, Rio Maria e Xinguara comemoram 31 anos de emancipação. Na última sexta-feira (10) o município de Tucumã comemorou 25 anos de emancipação.

Porém a história de Redenção começou bem antes dessa data. As primeiras casas, de palhas, foram erguidas no início da década de 70, quando o lugarejo ganhou o nome de Boca da Mata. Então lá vão 43 anos de história.

Todos esses municípios tiveram fundações bem parecidas: através do extrativismo vegetal e mineral. A madeira, principalmente o mogno, foi à primeira motivação dos sulistas. O garimpo atraiu milhares de goianos, maranhenses e mineiros.  

Hoje a pecuária de corte é a principal economia desses municípios.

Redenção também se destaca pelo comércio forte, com várias concessionárias de veículos de passeio, caminhonetes e máquinas agrícolas, incluindo tratores.

Outro ponto de faz de Redenção uma das principais cidades da região é o surgimento de dezenas de loteamentos e condomínios verticais e horizontais. O setor imobiliário é hoje a principal fonte de renda.

Redenção hoje é a cidade polo em cursos superiores, com várias faculdades presenciais e tecnológicas.

Em todos os municípios a carência fica por parte do poder público, que deixa muito a desejar com relação à infraestrutura e a falta de segurança, algo que se arrasta há anos. (Otávio Araújo)