INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 3 de maio de 2013

São Félix do Xingu: Operação resgata 15 pessoas de trabalho escravo

Uma operação de combate ao trabalho escravo em propriedades rurais, no sul do Pará e Norte do Tocantins, envolvendo o Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultou no resgate de 15 trabalhadores que estavam submetidos a condições análogas ao trabalho escravo em uma fazenda localizada no município de São Félix do Xingu.


Durante a operação, que transcorreu entre os dias 16 e 30 de abril, fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, procuradores do Ministério Público e agentes da PRF fiscalizaram diversas fazendas nas cidades de Xinguara (PA), São Félix do Xingu (PA), Palestina do Pará e Xambioá (TO).

Durante a fiscalização na Fazenda Lagoa da Serra, localizada na vicinal Morada do Sol, distrito de Ladeira Vermelha, em São Félix do Xingu, foram encontrados 15 trabalhadores que viviam em condições precárias de moradia e alimentação e sem receberem seus salários. Além disso, eram impedidos de saírem do local por causa de supostas dívidas contraídas junto aos administradores da propriedade.