INFORMAÇÕES

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Marabá: Trânsito é um dos mais violentos do estado

A cidade de Marabá, no sudeste do Pará, possui um dos trânsitos mais violentos do estado. O município tem uma frota de 78 mil veículos, a maioria são motocicletas. De janeiro a junho, cerca de 33% dos acidentes ocorridos na cidade envolveram motociclistas.
O Hospital Regional do município possui 115 leitos dos quais 70 estão comprometidos com vitimas de acidentes automobilísticos. Esse número preocupa a direção da unidade.
“Nos preocupa porque estamos tirando vaga de uma cirurgia eletiva. Então, se a gente tem hoje o mínimo de atendimento, é porque 70% dos leitos está preenchido com vítima de acidente automobilístico, principalmente moto”, explica o diretor geral do hospital, Valdemir Girato.
Para o Sistema Único de Saúde (SUS), os custos de um acidentado que precisa passar por uma cirurgia é em torno de R$ 12 mil. Em média, a pessoa fica 7 dias internada e, quando recebe alta, ainda precisa fazer fisioterapia, pois nem sempre a recuperação é imediata.
O diretor da unidade de saúde acredita que uma possível medida para a redução do índice de acidentes nas ruas seja um trabalho de orientação. De acordo com um levantamento do Departamento Municipal de Trânsito, a maioria dos acidentes acontece de sexta a domingo, e na maioria dos casos, os envolvidos consumiram bebida alcoólica antes de dirigir.