INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tucumã: Trabalhadores são resgatados de trabalho escravo em fazenda

O Ministério do Trabalho e Emprego resgatou 22 trabalhadores em situação análoga à escravidão, nas fazendas Indiana e Patos de Minas, localizadas no município de Tucumã, em operação conjunta com a Polícia Federal.

De acordo com os coordenadores da ação do Grupo Móvel, Benedito Lima e Carla Galvão, os trabalhadores realizavam a limpeza da área para formação de pasto (“conhecido aqui no sul do Pará como roço de juquira”) e construção de cerca sem o uso de Equipamento de Proteção Individual, e sem a realização de exames médicos.

Durante a avaliação física ficaram constatadas as condições degradantes a que estavam submetidos em ambas as fazendas. Após auditoria, o Grupo Móvel solicitou a rescisão dos contratos e a retirada imediata dos trabalhadores em situação degradante.

As verbas indenizatórias totalizaram R$ 2.155,57 para fazenda Patos de Minas e R$ 27.694,06 para a fazenda Indiana, além do encaminhamento dos trabalhadores para recebimento do seguro-desemprego.

Na fazenda Indiana foram resgatados 21 trabalhadores, sendo dois menores de idade. No local não havia instalações sanitárias e fornecimento de água potável para o consumo e preparo de alimentos. Os alojamentos eram de lona e sem as mínimas condições de higiene.

Na Fazenda Patos de Minas foram encontrados oito trabalhadores. O alojamento era uma casa de madeira, sem portas e janelas, sem instalações sanitárias e sem fornecimento de água potável.

Além disso, em ambas as fazendas os trabalhadores não possuíam registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social.