INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sábado, 14 de setembro de 2013

São Félix: Tensão toma conta de assentamento

Família inteira tem que deixar a casa onde moram há anos

As famílias não têm para onde irem
Cerca de 200 famílias de posseiros que estão na área da invasão da Fazenda Barra do Triunfo, do pecuarista Luiz Pires, do Grupo da Fazenda Umuarama, em São Félix do Xingu, vive clima de insegurança e tensão, após serem comunicadas da reintegração de posse da área ocupada, determinada por uma liminar concedida pela Vara Agrária de Redenção.

Na área da invasão há famílias que moram há 10, 15 e até 25 anos cultivando a terra, plantando e criando animais domésticos para suas próprias subsistências, sem contar que as benfeitorias encontradas lá foram todas implantadas pelos ocupantes da área, como já foi comprovado por laudos agronômicos de fiscalização realizados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).


Os posseiros disseram que estão amedrontados com a possibilidade de deixarem a terra por meio da força policial, porque não pretendem sair deixando para trás uma história de vida, de luta e de sacrifícios, pois tudo que construíram ao longo dos anos está fixado ali. Os posseiros disseram ainda que a pressão sobre eles para sair da terra é muito grande e aumentou nos últimos dias. (Edmar Brito)