INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sábado, 23 de novembro de 2013

Conceição: Artista plástico tem sua obra destacada em Igreja Católica

"O artista conceicionense conta as 10 Estações da Via Sacra através de suas telas que embelezam o interior da Catedral".
Elson tem suas obras expostas até fora do Brasil 


O artista plástico Elson da Silva Lima está exposto no interior da Catedral Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Conceição do Araguaia, e atrai olhares do público que admira as pinturas que realçaram a revitalização feita recentemente na igreja. Em uma pintura manual, sem tecnologia, Lima conta as 10 Estações da Via Sacra através da pintura de telas de 2 metros de comprimento por 1/5 de largura. A obra, segundo ele, foi feita em 21 dias. “Trabalhei muito, mas estou feliz de ver minhas telas sendo admiradas pelo público que visita a igreja”, revela.
Elson pintou Jesus Cristo negro
 

De acordo com o artista, o padre italiano de prenome Ângelo foi quem deu a ideia para que ele pintasse o Jesus Negro, pintura que só era vista no mundo, na África do Sul. A sugestão do padre, conforme Lima é porque vivemos numa região com sol forte, portanto, os habitantes do sul do Pará são consideradas pardas ou negras. “Normalmente a imagem de Jesus Cristo é de um homem loiro, de olhos azuis. A imagem de Jesus que pintei é negra e não usa cabelos longos, são curtos e pretos. Segui a ideia do padre Ângelo”, afirma Lima.

As telas do artista, que há 24 anos está na profissão, estão espalhadas por vários países como Itália, Estados Unidos, França, Portugal e Peru para onde foram levadas por turistas que visitam Conceição do Araguaia na época de veraneio. Lima disse também que os turistas encomendam telas sobre o Rio Araguaia, a Amazônia e da própria cidade de Conceição que é histórica. As tintas usadas na pintura, ainda de acordo com Lima, são óleo sobre tela, acrílico sobre tela e acrilex sobre tela. O artista conceicionense também fez um trabalho que serve de admiração para os goianos. Ele pintou o mural do Internato São José, em Goiânia, que atraem muitos curiosos.

As telas estão expostas na Igreja de Conceição do Araguaia
Conforme Lima, que vive também de pintura de muros, fachadas e letreiros, uma tela como as que foram colocadas na Catedral, de 2 metros por 1/5 são vendidas em torno de R$ 350. Ele se prepara para julho de 2014 quando turistas encomendam telas, com pinturas de sua imaginação, que são levadas para fora do Brasil. (João Lopes - Nosso Jornal)