INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Artesão redencense tem suas peças expostas em várias cidades

"Artesão Gildásio confecciona peças artesanais que são procuradas por moradores de capitais como Belém e Goiânia".
Gildásio vende suas peças em vários municípios

O maranhense Gildásio Lima Fernandes, porém, morador de Redenção há 42 anos, é um pioneiro da cidade que desenvolve um trabalho digno de respeito e admiração: a verdadeira arte que está na imaginação.

Usando gesso como matéria-prima e num trabalho totalmente manual, há 12 anos ele fabrica peças artesanais de variados tipos e modelos e vive dessa atividade. “O cliente me passa o tipo de peça que deseja e eu aplico a técnica necessária para desenvolver o objeto que é montado com gesso. Depois de muito trabalho o artesanato fica pronto, conforme encomendado”, afirma.
Segundo Fernandes, que chega a produzir 20 peças por dia, o artesanato está em sua mente desde criança e depois de acompanhar alguns artesãos em suas atividades, ele se aprimorou e hoje, através de sua dedicação, fabrica peças interessantes que chegam a ser comercializadas nas capitais Belém e Goiânia e em várias cidades do sul do Pará.

Ainda segundo o artesão, as peças mais procuradas são cofres em formato de bola com escudo de clubes de futebol, mas também está em exposição em sua loja na rua Benedito Cândido Gomes, próximo à delegacia de Polícia Civil de Redenção, peças de animais diversos, vasos e potes para colocar água. “Se o setor artesanal de Redenção tivesse mais incentivo, principalmente para o autônomo como eu, teríamos mais produção e maior reconhecimento”, diz Gildásio Fernandes. (João Lopes)