INFORMAÇÕES

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Palmas é escolhida como a sede dos Jogos Mundiais Indígenas

O mundo indígena estará em Palmas ano que vem
Palmas foi escolhida para sediar os primeiros Jogos Mundiais Indígenas, conforme anúncio oficial feito pelo Ministério dos Esportes nesta quinta-feira (24). Ainda não há uma data oficial, por isso, o ministério informou apenas que os jogos devem acontecer no segundo semestre de 2015. A expectativa é que participem indígenas entre 22 e 30 países.

A capital foi escolhida como sede por apresentar o melhor projeto técnico, segundo a avaliação do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC). Palmas venceu as cidades de Belém e Marabá, no Pará, que também disputavam o direito de receber o evento.
Maquete do complexo indígena

O projeto apresentado pela prefeitura municipal inclui aldeia para alojamento das etnias brasileiras, refeitório, oca digital, praça de alimentação com comidas típicas, campo de beisebol, raia olímpica, grande arena, museu do índio e feira de artesanato. A gestão tem pouco mais de um ano para concluir as obras.

De acordo com informações do governo estadual, o Tocantins tem uma comunidade indígena de cerca de 13 mil pessoas. (G1/TO)