INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 27 de maio de 2014

MPF pede alteração do traçado da BR 158 no trecho que corta a área indígena Marãiwatsédé

Novo traçado da BR-158 dentro do Mato Grosso
Inquérito Civil Público visa acompanhar a mudança do traçado da BR 158 no intervalo que passa pela Terra Indígena Marãiwatsédé.
A portaria 005 de 6 de maio de 2014 do Ministério Publico Federal resolve converter o Processo Administrativo nº 1.20.000.000750/2012-85 em Inquérito Civil Público com o seguinte objeto: “acompanhamento da mudança de traçado da BR 158 no trecho que atravessa a TI Marãiwatsédé para que abranja os Municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista”.

Para os Xavante de Marãiwatsédé, a luta pela transferência da BR 158 é imediata. O transito dos não índios deliberado pela BR é um dos motivos das reinvasões e dos focos de incêndios constantes no território indígena de Marãiwatsédé.

Marãiwatsédé é um território indígena Xavante, que esta localizado na região nordeste de mato grosso há 965 km de Cuiabá. Os A’uwẽ Uptabi ─ povo verdadeiro, como os Xavante se autodenominam ─ lutaram por mais de quarenta anos pelo direito de voltar para sua terra ancestral, Marãiwatsédé. (Eldorado)