INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Redenção: Pista do aeroporto será ampliada

Aeroporto terá pista ampliada
O prefeito de Redenção Vanderlei Coimbra, vice Carlo Iavé, administrador do Aeroporto Municipal, Paulo CDE e secretários de governo, receberam esta semana o Consórcio PROGEN / PLANWAY, vencedor da licitação do Banco do Brasil/SAC para esta região do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) e do Programa de Aeroportos Regionais, representados pelos profissionais, C. Hammer e C. Rodolfo S. Kirchner. Estas autoridades estão elaborando os projetos executivos de ampliação e modernização do Aeroporto de Redenção.

A obra está incluída no programa de revitalização dos terminais aeroviários do governo federal através da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Com a ampliação Redenção terá a operação de voos comerciais regulares.

Durante a visita os especialistas fizeram levantamento real da situação da estrutura aeroportuária e verificaram as necessidades de adequar a estrutura do aeroporto. O estudo de viabilidade técnica é para atender aeronaves como ATR 42 ou BOEING 737 800 e AIRBUS 319. Após a aprovação do projeto pela SAC será anunciado o valor do investimento e em que tipo de aeronave o Aeroporto de Redenção será contemplado.
No cronograma do governo federal, as obras serão licitadas a partir junho de 2014 e em seguida, terão início. O prazo de conclusão é de até 19 meses.

O procedimento está sendo gerenciado pelo Banco do Brasil, responsável desde os estudos até a conclusão da obra”, informou Paulo CDE. Ainda segundo o administrador, Redenção saiu na frente no programa de revitalização dos aeroportos porque foi o único município do sul do Pará que não teve o aeroporto interditado pela ANAC.

Entre as melhorias previstas, a pista de pouso e decolagem será ampliada em mais 900 metros de extensão, recapeada a parte existente, alargada e cercada em quase toda a sua extensão.

O aeroporto ganhará uma unidade do Corpo de Bombeiros, iluminação moderna e funcional em toda a pista, construída uma nova estação para passageiros, ponto de táxi e equipamentos, de auxílios ao tráfego aéreo. (João Lopes - Nosso Jornal)