INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Redenção: Técnicos da Queiroz Construtora orientam sobre perigo da eletricidade

A escola de Redenção que desejar levar a palestra, que é gratuita, para seus alunos, é só agendar com profissionais da Queiroz Construtora.
As palestras são acompanhadas com interesse pelos alunos

Com iniciativa da Celpa, funcionários qualificados das empresas parceiras da concessionária estão ministrando palestras em escolas públicas e privadas de todas as cidades do Pará, com objetivo de alertar a população sobre o perigo de acidentes que possam ocorrer com o uso de energia elétrica.

Em Redenção, a escola particular Paraíso Infantil foi a primeira a receber a recomendação de técnicos da Queiroz Construtora, empresa parceira da Celpa no município. A direção do estabelecimento reuniu cerca de 130 alunos e professores para receberem orientações de como prevenir acidentes com eletricidade.
As palestras são criativas e chamam a atenção dos alunos

Segundo Luís Carneiro da Silva, técnico em Segurança do Trabalho, as palestras nas escolas tem resultado em longo prazo, já que a criança e o adolescente funcionam como agentes multiplicadores. “Esse trabalho educativo é muito importante e observamos que a população começa a se conscientizar. As crianças são bem orientadas, pois elas cobram dos pais, dos adultos e serão cidadãos mais conscientes no futuro. Mas a prevenção também é repassada aos adultos”, explica Silva.

Ainda segundo Silva, que tem sete anos de experiência na área elétrica, os principais temas apresentados nas palestras são os riscos com o uso de Benjamins, objeto mais conhecido como T, onde vários aparelhos são ligados ao mesmo tempo. Isso, conforme ele, não é recomendado e pode provocar o aquecimento da tomada, causando curto circuito e incêndio. Silva disse também que para as crianças, a orientação principal é de que não puxem extensões de energia de um lado para o outro, ligando e desligando aparelhos. “Isso pode provocar um acidente fatal”, alerta.
"O objetivo é prevenir possíveis acidentes", diz Luís Carneiro 

De acordo com o técnico, na palestra as crianças também são orientadas sobre brincar com “pipa”, prática frequente por ocasião do verão no sul do Pará. E alerta: muitos acidentes fatais já ocorreram, com “pipas” que enroscam na rede elétrica e a criança, ao tentar tirá-las pode sofrer um acidente fatal.

“A preocupação da Queiroz Construtora, de Redenção, empresa onde trabalho, é prevenir crianças e adultos sobres os riscos de acidentes que a eletricidade oferece”, afirma. (Nosso Jornal - João Lopes)