INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

CURVA DO S: Interdição do MST entra no segundo dia

MATÉRIA ATUALIZADA

Os mais de dois mil trabalhadores rurais sem terra - membros do MST e da FETAGRI - desobstruíram a BR-155, na altura da Fazenda Peruano, em Eldorado do Carajás, depois de mais de 24 horas de ocupação.

O fim do protesto foi motivado porque representantes do Instituto de Terras do Pará (ITERPA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de Brasília (DF), estarão em Marabá para uma reunião com representantes dos sem-terra, às 13h de hoje na sede da Superintendência Regional do Incra de Marabá.

Entre as reivindicações do movimento estão recursos para vistorias e desapropriações de áreas e retomada dos canais de negociação com o grupo Santa Bárbara, grupo Quagliato e Fazenda Fazendinha.

Além disso, eles querem recursos para recuperação de pontes e de estradas, em vários assentamentos da região de Eldorado do Carajás.

O protesto da BR-155 foi marcado pela morte da camponesa Maria dos Santos, de 59 anos, foi atropelada e morta por um caminhoneiro, que foi entregue às autoridades policiais, apesar dos boatos de que ele teria sido linchado pelos sem-terra. (ORM).