INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 26 de agosto de 2014

TO: Duas cidades registram mais eleitores do que habitantes

Oliveira de Fátima é a primeira da lista com 644 eleitores a mais. Em todo o país, 194 municípios têm disparidade entre população e eleitorado.
A cidade tem mais eleitores que habitantes

Duas cidades do Tocantins estão entre os 194 municípios brasileiros que possuem mais eleitores do que habitantes. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE), mostrou que tanto Oliveira de Fátima, quanto Chapada da Areia, apresentam esta disparidade no estado.

As duas cidades estão localizadas na região central do Tocantins. Oliveira de Fátima é a cidade que apresentou a maior diferença no número de eleitores por habitantes em todo o país. A cidade possui apenas 1.085 moradores e, contudo, 1.729 pessoas têm o domicílio eleitoral registrado lá. São 644 eleitores a mais, o que representa uma taxa de 1,59 eleitor por habitante.

Em Chapada da Areia a situação é semelhante: a população é de 1.386 pessoas, contra 1.927 eleitores, uma diferença de 541. Nesta cidade, a taxa de eleitor por habitante é de 1,39.

De acordo com o TSE, essa discrepância não configura necessariamente fraude, já que nem sempre o domicílio civil é o mesmo que o domicílio eleitoral. Para votar em um determinado município não é preciso residir nele, já que vínculos profissionais são aceitos como justificativa. (G1/TO)