INFORMAÇÕES

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Aos profetas da esperança: Professores e professoras

Frei Ricardo - Professor e Filósofo
Neste dia 15 de outubro, como acontece todos os anos, comemoramos o Dia do Professor. Uma data que reverencia os mestres e mestras que contribuem de forma efetiva para a formação de gerações. Profissionais que atuam com paixão e determinação em sua jornada cotidiana do magistério. Seres humanos, heróis e heroínas altruístas que se dedicam a partilhar e transmitirem saberes.

Homenageá-los é uma forma de podermos expressar toda a nossa gratidão e respeito.

Quero aqui, ressaltar a importância desses Profetas da Esperança que unem idealismo e capacidade de realização. Agentes multiplicadores que reproduzem, por meio de seu trabalho, todo o amor e comprometimento com o desabrochar do conhecimento e assim espalhados pelos quatro cantos do mundo prosseguem suas lutas movidos por sonhos, projetos, ideais e, sobretudo, coragem. Coragem para enfrentar e vencer os desafios diários dessa saga sublime que é ensinar, propagar conhecimentos, propiciar cidadania, despertar talentos, desenvolver habilidades.

Portanto, Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Em suma, Parabéns mestres, amigos e companheiros que nos convidam a voarmos em suas sabedorias, mesmo sabendo que este voar dependerá das asas de cada um de nós. 

 (Por Frei Ricardo - Professor de Filosofia, em Redenção)