INFORMAÇÕES

domingo, 23 de novembro de 2014

Xinguara: Paciente comete suicido dentro de hospital

Na noite da última quinta-feira 20 de novembro, por volta das 20:30h, um caso chocou a equipe que estava de plantão no Hospital Municipal de Xinguara (HMX). O paciente Cícero Barbosa da Silva de 37 de idade cometeu suicídio dentro do leito onde estava internado aproximadamente a uns quatro meses.

O paciente usou uma lamina de barbear para cortar o pescoço, Cícero tentou cortar o pescoço por quatro vezes no lado esquerdo, mas só conseguiu fazer o que pretendia, quando tentou no lado direito. Cícero fez um grande corte no pescoço e conseguiu cortar sua veia jugular direita, o paciente chegou a chamar uma enfermeira que passava pelo corredor do hospital, a enfermeira chegou a falar com ele que ia pegar algodão e voltada, ao retornar percebeu que o paciente estava morrendo, aos gritos ela pediu ajuda para suas colegas de plantão, mas não havia mais nada a fazer, Cícero já se esvairia em sangue.

A enfermeira padrão responsável pelo plantão, comunicou o fato a Polícia Civil, o IPC Sergio Denis, esteve no hospital fazendo levantamento no leito onde aconteceu o suicídio, em seguida autorizou que os agentes da funerária removessem o corpo para que fosse tomada as providencias para o velório.

Segundo informações de familiares, Cícero foi internado apenas com um cansaço, mas com os resultados dos exames foi diagnosticado que ele tinha “Tuberculose”, o que passou a ser tratado, entre uma internação e outra, já se passavam quatro meses que Cícero praticamente morava no HMX. Uma tia do paciente contou que ele vinha fazendo alguns comentários, tipo, “Do jeito que eu estou aqui pra me fazer uma loucura não custa nada”, mas para ela, ele estava se referindo as enfermeiras, ela chegou a pedir que ele parasse de falar aquelas coisas. Tudo leva a crer que Cícero entrou em uma profunda depressão, por isso deve ter se suicidado.

Para os profissionais da saúde, quanto para a polícia o que motivou Cícero se suicidar, foi o estado depressivo em que ele se encontrava por estar passando por um momento difícil em sua vida. (Roserval Ramos)