INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Casa Branca está aberta a visita de Raúl Castro aos EUA

Porta-voz diz que, assim como ida de Obama à Cuba, visita é 'hipotética'. Países restabeleceram relações na quarta (17), após 53 anos.

A Casa Branca abriu a possibilidade, nesta quinta-feira (18), de uma eventual visita do presidente de Cuba, Raúl Castro, um dia depois do anúncio dos dois países de recompor suas relações diplomáticas.

"Não descartaria uma visita do presidente Castro", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, que destacou na quarta-feira que uma viagem do presidente Obama à ilha tampouco estaria excluída. Mas, Earnest esclareceu que as duas possibilidades eram "hipotéticas".

Os comentários foram feitos depois que o presidente americano, Barack Obama, e seu colega cubano, Raúl Castro, anunciaram nesta quarta-feira uma nova era nas relações bilaterais entre os dois países, deixando para trás um último vestígio da Guerra Fria na América Latina.

Earnest fez uma analogia entre uma possível viagem de Obama a Havana e as visitas feitas pelo presidente americano a China e a Mianmar que, assim como Cuba, são criticados por Washington pela situação dos direitos humanos nestes países.