INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Redenção: Cardiologista alerta para perigo da mistura de álcool com energético

Cardiologista Deusdete Noronha Martins Júnior
A mistura de bebidas alcoólicas com energéticos pode acarretar perigos para os usuários e atrapalhar o carnaval de muita gente, alerta o cardiologista Deusdete Noronha Martins Júnior, do hospital Santa Mônica, de Redenção.

Segundo o médico, os energéticos são ricos em cafeína, que são “potentes estimulantes, assim como o álcool, e podem induzir ao aumento da pressão arterial, à arritmia".

De acordo com o especialista, uma doença cardíaca preexistente pode ser agravada e, se o usuário tem uma doença incipiente, ainda não manifestada, ela pode ser potencializada por causa do uso dessas substâncias.

O cardiologista alertou que, se o consumidor tem pressão arterial já elevada e toma estimulante misturado com álcool, a pressão sobe mais ainda, e isso pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC). “Pessoas de qualquer idade estão sujeitas a esses perigos, principalmente neste período de Carnaval, mas, nos jovens, o risco da combinação álcool e energético é maior”, explicou o cardiologista.

Neste Carnaval, o médico recomenda que, se a pessoa resolver beber, é importante que se mantenha hidratada, porque isso ajuda a minimizar o problema. A combinação álcool e energético, segundo ele, leva a uma rápida desidratação, o que agrava ainda mais os riscos, e isso dá mais arritmia e mais hipertensão arterial. (Nosso Jornal - João Lopes)