INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 27 de março de 2015

Cartão postal de Belém: Ver-o-Peso comemora 388 anos

O local é o mais conhecido fora de Belém
O tradicional mercado do Ver-o-peso completa 388 anos nesta sexta-feira (27). Ponto turístico tradicional de Belém, a feira livre de 35 mil metros quadrados tem uma história que se confunde com a origem da capital paraense, onde foi criada 11 anos após sua fundação, em 1627.

Entre os principais produtos vendidos no complexo estão o açaí, produtos hortifruti e o pescado. Segundo o Dieese, são vendidas no complexo cerca de 30 toneladas de açaí por ano, 30 toneladas de hortaliças por mês e até 15 toneladas de pescado por dia.

História
Criado com objetivos fiscais, a área foi inserida na economia formal logo após a fundação de Belém, em 1616, passando a ser conhecida como o “lugar de ver o peso”, devido à sua situação estratégica no porto. Segundo o Levantamento Preliminar do Inventário de Referências Culturais do Conjunto Ver-o-Peso (INRC Ver-o-Peso), divulgado pelo Iphan em 2010, no decorrer do século 18 a feira presenciou aos principais eventos e acompanhou as mudanças urbanísticas que Belém sofria.