INFORMAÇÕES

quinta-feira, 7 de maio de 2015

São Félix do Xingu: Índios Kayapó invadem novamente a Câmara de Vereadores

Índios estão pintados para a guerra em São Félix do Xingu
Os índios Kayapó, de uma aldeia no município de São Félix do Xingu, invadiram na manhã de quarta-feira (06/05), novamente a Câmara dos Vereadores de São Félix do Xingu. Cerca de 150 guerreiros Kayapó, pintados para a guerra e armados fecharam a rua e invadiram a Câmara para exigir uma solução, sobre o atraso de 4 meses dos servidores de apoio que trabalham na aldeia.

Na última reunião (27/04), o Presidente da Câmara, Vereador Gonçalo (PSD) prometeu que os vereadores assinariam a nova "Lei de Contratos Municipais" em 48 horas. Como até quarta-feira (06/05) nada foi resolvido e os salários já estão atrasados há 4 meses, os índios Kayapó reforçaram a mobilização e invadiram novamente a Câmara.

O Vereador Gonçalo (PSD) disse que só vai aprovar a Lei de Contratos se o Prefeito João Cleber (PPS), exonerar o Secretário de Esportes, conhecido por Palito (PC do B).

As Polícias Civil e Militar compareceram no local, mas após negociação entre o Delegado Lenildo Mendes e o Cacique Mundico, os índios garantiram que não iriam quebrar nada, de forma que as polícias foram dispensadas e os próprios Kayapó assumiram a segurança do local. (Carlos Alberto Silva)

Após muitas discussões e conversas o impasse continua. Os índios permaneciam ocupando o plenário da Câmara e comunicaram que só sairão de lá quando a situação for resolvida.