INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Índios Guajajaras fecham ferrovia Carajás no MA

Índios Guajajaras fecham ferrovia no MA
Pessoas aqui do sul do Pará que vão viajar pela ferrovia Carajás, de Marabá para o Maranhão, devem primeiro ligar na estação ferroviária de Marabá, no telefone 3312 4323, para se informar sobre a liberação da ferrovia, que foi fechada pelos índios Guajajaras, no município de Alto Alegre do Pindaré, distante 219 km da capital, São Luís. 

O bloqueio da estrada de ferro acontece desde a última sexta-feira (21). Somente no mês de agosto é a sétima vez que a ferrovia é interditada.

O protesto dos indígenas é contra o não cumprimento de alguns itens presentes em um documento elaborado pela mineradora Vale junto aos índios. Durante quase um ano, várias reuniões foram realizadas na tentativa de chegar a um consenso.

Segundo a Líder do Conselho Indígena das Mulheres, Rosilene Guajajara, o ato é uma forma de cobrar e reafirmar as propostas feitas pela comunidade. Entre as solicitações estão à construção de casas e uma balsa para facilitar a locomoção de veículos e pessoas doentes.


A Vale informou por meio de nota que já ingressou com ação de reintegração de posse visando a liberação da ferrovia.