INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Palmas (TO): Abertura dos JMPI reúne autoridades e indígenas de 25 países

Abertura oficial será realizada das 17h30 às 21h, na Vila Olímpica. Cerimônia é aberta apenas para cinco mil convidados.
Índios do Brasil e de vários países em Palmas

Marcada para começar às 17h30 desta sexta-feira (23), a abertura oficial dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) vai reunir autoridades e indígenas de 25 países em Palmas. A presidente Dilma Rousseff confirmou presença. Por causa disso um esquema de segurança será montado.

Segundo a assessoria dos jogos, o evento será aberto apenas para convidados. A abertura será realizada na Vila dos Jogos, nos arredores do estádio Nilton Santos, região sul da capital. Os JMPI seguem até o dia 31 deste mês.

Etnias
Um total de 24 etnias brasileiras e povos de mais 24 países estão em Palmas para participar do evento. os povos brasileiros são: os Asuriní, os Rikbaktsa, os Guarani-Kaiowá, Kaingang, os Karajá, os Bororo Boe, os Javaé, os Kayapó, os Kamayurá, o grupo gavião (Paraketejê, Kyikatejê e os Pykopjê), o povo Canela, Kura Bakairi, Manoki, os Paresi, Tapirapé, Kuikuro, Nambikwara, os Matis, os Pataxó, os Terena, Waiwai, os Xerente e os Xavante. (G1/TO)